BFCZHVHQQVFTPGJGPVTIM3DJTA

Nota urgente sobre a Venezuela – como chegámos a este impasse? 

Artigo de Jorge Martin, publicado no venezuleano Lucha de Clases

A situação na Venezuela está a evoluir muito rapidamente após o dia das eleições de ontem. Esta manhã amanheceu com protestos muito duros contra a decisão de declarar Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais. O ribombar de panelas e tachos em Caracas ressoarem por bairros populares, em Petare, em Catia, ou no 23 de janeiro. Logo depois os bairros começaram a mobilizar-se: La Dolorita, El Guarataro, Antímano, os bairros a leste de Caracas. 

Neste momento, há protestos em todo o país e também repressão policial. Alguns estão a dirigir-se para os quartéis. Em Santa Capilla, a três quarteirões do palácio de Miraflores, os manifestantes foram detidos pela Guarda. Até que grupos de civis armados chegaram (tenho relutância em chamá-los de coletivos, isso é outra coisa) e começaram a atirar chumbo, principalmente para o ar, para dispersá-los. 

Como chegámos aqui? O dia das eleições de ontem opôs Nicolás Maduro a María Corina Machado (o verdadeiro nome por detrás da candidatura da oposição). 

É preciso entender que o governo de Maduro não tem nada a ver com o de Chávez. Muito pelo contrário. Chávez liderou a revolução bolivariana (apreensões de terras, comunas, controle dos trabalhadores, nacionalizações, confronto com o imperialismo, discussão do socialismo, etc.). Maduro presidiu a uma restauração burguesa e oligárquica (devolução de terras aos latifundiários, privatizações, destruição do controle dos trabalhadores, assalto à negociação coletiva, trabalhadores presos por lutar, etc.). 

Um governo que também usou métodos bonapartistas para eliminar a oposição, e não só a dos golpistas, mas também a da esquerda. Roubaram o cartão eleitoral dos Tupamaros, da UPV, do PPT, do Partido Comunista da Venezuela. Chegaram ao ponto de inventar um partido falso, construído em cima do joelho, para tentar roubar-lhe o nome. Em Barinas, quando perderam as eleições, anularam-nas, desqualificando os candidatos da oposição (e também o candidato do PCV) e repetiram-nas… mas voltaram a perder. 

Enquanto isso, María Corina Machado (MCM) representa a direita rançosa, oligarca, lacaia do imperialismo. Aquela que passou 26 anos entre tentativas de golpe, ataques, apelos à invasão estrangeira, aplausos às sanções imperialistas, protestos violentos e, em geral, destilando ódio contra a classe operária, o povo pobre, os camponeses, que ousaram tomar as rédeas do país e ousaram uma revolução. 

Os camaradas de Lucha de Clases, o CCR na Venezuela, advertiram que a classe trabalhadora não tinha um “cavalo” seu nesta corrida. Era uma escolha entre a morte por asfixia e a decapitação. 

Mas depois de 10 anos de profunda crise económica (a combinação do caos de uma revolução inacabada, sanções imperialistas e uma expansão monetária insana e descontrolada seguida de um duro ajuste monetarista pago pelos trabalhadores) eles desgastaram a base de apoio de Maduro, que herdara de Chávez e desperdiçou-a a tal ponto que muitos viram a possibilidade de derrotar o governo por meios eleitorais. 

Daí a mobilização para as mesas de voto que começou, de forma inédita, às 22h da véspera, sábado. O dia da eleição passou apenas com pequenos incidentes, alguns centros de votação que só abriram depois da abertura oficial. Mas, no final do dia, a situação começou a aquecer. Apoiantes da oposição encheram as seções eleitorais para aguardar a contagem oficial, que deve ser anunciada publicamente. Alguns exigiam o encerramento dos centros às 18h, como estabelece o regulamento, se não houvesse eleitores à espera. 

À medida que os resultados de cada secção de voto eram anunciados, eram publicadas nas redes sociais fotografias das folhas de apuramento. Todos eles deram o vencedor ao candidato da oposição. Ouvi falar de um único ato (não o vi) em que Maduro tomou a dianteira. Claro, há cerca de 30.000 atas eleitorais em todo o país. Algumas dezenas nas redes sociais não determinam o resultado. Mas foi significativo que alguns deles fossem de redutos chavistas tradicionais, incluindo o 23 de janeiro em Caracas, incluindo a seção eleitoral de Chávez. Também é significativo que ninguém tenha publicado um único registro onde Maduro ganhasse. 

Depois veio a interrupção da transmissão dos resultados dos centros de votação para a CNE. O governo diz que foi um ataque cibernético da Macedónia do Norte. Os observadores eleitorais da oposição denunciam que não lhes foi permitido entrar na sala de totalização da CNE, contrariando o regulamento. 

Ainda há mais. Grupos de civis armados foram intimidar aqueles que aguardavam o anúncio dos resultados de cada seção eleitoral. Em alguns casos, dispararam para dispersá-los. Em Táchira houve uma morte. 

Finalmente, por volta das 23h, a CNE anunciou um resultado com 80% dos votos totalizados: Maduro 51% contra 44% de Edmundo González e 4,6% para os demais. Participação de 59%. A tendência é irreversível, segundo o CNE. 

Os dados oficiais, ainda não totalizados, não coincidiam com as atas que tinham sido publicadas nas redes sociais. Além disso, no dia seguinte, a CNE anunciou definitivamente a vitória de Maduro sem nunca dar o resultado a 100% e muito menos publicando o detalhe por estado, município, centro de votação, de tal forma que os resultados oficiais (parciais) não podem ser contrastados com a ata final. Não surpreendentemente, muitos não acreditaram nos resultados. 

Tremenda é porem a hipocrisia fedorenta da direita internacional que agora grita fraude, claro: a do PP espanhol, Milei, Donald Trump, o ministro peruano das Relações Exteriores (cuja posição é endossada por um golpe de Estado!), o fraudulento Vicente Fox, Bukele e outros personagens grotescos. Esses indivíduos que apoiaram abertamente golpes na Venezuela ou os organizaram diretamente, que aplaudiram o massacre do povo no surto chileno, que reconhecem o governo golpista do Peru, que defendem seus interesses de classe imperialista por todos os meios ao seu dispor, incluindo golpe, massacre, invasão e bombardeamento aéreo, se necessário. Não temos nada a ver com eles. Eles são nossos inimigos de classe e nós os combatemos por duas décadas. Não vamos deixar de o fazer agora. 

Mas nada disso explica por que saíram hoje os bairros à rua. Isto explica-se principalmente pela dinâmica interna. E a responsabilidade é de Maduro e da liderança do PSUV, que traiu a revolução bolivariana. 

E assim chegamos hoje a uma situação explosiva e muito perigosa. Uma parte do povo pobre saiu às ruas, espontaneamente, para derrotar um governo que já não o representa, mas a sua única expressão política é o MCM, o representante do golpista, oligarca e direita pró-imperialista. 

É difícil prever o que vai acontecer. Mas em todas as alternativas mais prováveis, a classe trabalhadora e os pobres perderão. 

Eles perderão se o governo dos chefes de Maduro permanecer no poder com base na repressão maciça. 

Eles perderão se ele cair e for substituído por MCM, pupilo de Trump, Bolsonaro e Milei. O perigoso é que sectores das massas populares parecem ter depositado nela as suas expectativas. Que ninguém se deixe enganar. Se a MCM chegar ao poder, aplicará um brutal programa de choque neoliberal “à Milei”, desmantelando o que resta das conquistas da revolução, privatizando tudo, vendendo indústrias básicas ao preço da “uva mijona”, destruindo à mão armada qualquer vestígio de poder comunitário que reste. E tudo isso, claro, imposto pela repressão do movimento operário, popular e camponês, se este ousar opor-se. 

Alguns dirão “já temos isso com Maduro”. Será pior, se possível. Mas é precisamente o thermidor dos patrões burocráticos de Maduro que leva diretamente à dura reação da MCM. Além disso, neste momento, Maduro só pode permanecer no poder com base na repressão aberta e confiando no aparelho de Estado. 

Alguns perguntarão: “Mas havia outra alternativa às sanções e à agressão imperialista?” Sim. Houve. Explicámo-lo ativa e pacientemente nos últimos dez anos. A alternativa foi aquela que o próprio Chávez apontou em seu “Golpe de Timón”: pulverizar o Estado burguês e construir uma economia socialista. Este foi também o objetivo da mobilização da classe trabalhadora e do povo pobre em todos os momentos. Ou seja, completar a revolução abolindo o capitalismo. Isso não teria impedido a agressão imperialista nem evitado “guarimbas”, tentativas de golpe e invasões fracassadas. Mas teria colocado o povo trabalhador no comando, fortalecido a sua moral e servido de exemplo para a classe trabalhadora e os camponeses de todo o continente, colocando sobre a mesa a possibilidade real de estender a revolução socialista para além das fronteiras da Venezuela. 

O PCV merece uma menção especial. Demonstrámos solidariedade desde o início para com os camaradas do Partido Comunista face à ofensiva antidemocrática do governo. Mas é também nosso dever assinalar o que consideramos serem erros graves cometidos pelos camaradas. Em primeiro lugar, conceber a “Alternativa Popular Revolucionária” como um instrumento puramente eleitoral, em vez de a construir, como tinha sido acordado, como uma organização de luta. A decisão de lançar o seu congresso fundador permaneceu letra morta. A responsabilidade não é só do PCV, mas uma parte importante recai sobre os camaradas porque é a organização mais sólida das que compunham a APR. 

Mas mais importante do que isso, foi o erro do PCV de ter apoiado nestas eleições um candidato patronal, que tinha participado em tentativas de golpe, com o argumento duma frente única pela democratização e a necessidade de recuperar as instituições e a Constituição. Agora apelam à criação de “espaços de ampla unidade para fortalecer a luta pela recuperação da Constituição e do Estado de Direito na Venezuela”, o que pode ser 
interpretado como um apelo à unidade de ação com a MCM!! 

Esses erros da esquerda deixaram a classe trabalhadora totalmente órfã de uma liderança própria e a reboque dos interesses burgueses. 

O que resta agora? Aconteça o que acontecer, é decisivo promover fortemente a necessidade de uma organização independente da classe trabalhadora para defender e lutar pelos seus próprios interesses. Governe quem venha a governar, lutaremos pelos interesses da classe trabalhadora. 

E devemos também fazer um balanço sério da experiência da revolução bolivariana, das suas conquistas, mas sobretudo das suas limitações. Quem faz uma revolução pela metade, cava a sua própria sepultura. É preciso aprender com os erros do passado para não os repetir. 

29 de julho 

Spread the love

About Jorge Martin

Check Also

trump oil venezuela Image own work

Trump declara bloqueio petrolífero à Venezuela – os EUA já estão em guerra! 

Artigo de Jorge Martín  A 16 de dezembro, o presidente dos EUA Trump recorreu às redes sociais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies. 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial